WhatsApp – Em Portugal & no Brasil ( ep. 27 )

Dicas

No nosso encontro 27, introduzimos algumas trends como uso de drones, realidade aumentada e, especialmente o tema dos pagamentos com criptomoedas.

Entretanto, o encontro foi regado a mais um bom case da @virguwines: Como fazer quando o nosso negócio escala por algum fator que não estávamos a esperar?

De um dia para o outro a @virguwines notou um aumento de procura por um vinho específico que foi citado em um artigo do The New York Times. O artigo falava que esse vinho português estava entre os melhores do mundo e a NIT mencionou a loja (inclusive com o link para o produto) como a opção de melhor custo para encontrar esse vinho.

Apesar de ser um momento desejado (excelente oportunidade de Marketing espontâneo), o momento foi descrito “com um sabor agridoce” já que eles tinham um estoque limitado do produto e não podiam subir a margem (até pela matéria mencionar o preço).

O problema do estoque foi abrandado pela excelente relação que a empresa tem com o produtor. Ter um bom relacionamento com os seus fornecedores é sempre uma boa opção 😉 Além disso, só foi permitida a compra de uma garrafa por cliente, uma funcionalidade que foi habilitada nesse momento. Isso possibilitou que mais pessoas pudessem virar clientes da loja e evitou que o estoque acabasse no primeiro dia (tem gente que empolga-se a comprar).  

Como a loja tinha portes grátis acima de um determinado valor, muitas pessoas que viraram clientes pela matéria, resolveram dar uma chance para os vinhos menos “midiáticos” e completar o valor dos portes gratuitos. E a estrutura mais “técnica”? Será que eles tiveram algum problema?

Como ficou a parte mais técnica com esse crescimento abrupto de pedidos? A @virguwines já tinha uma VPS (servidor virtual privado) para dar conta da quantidade de visitas e compras originadas naquele dia, mas nem todos preocupam-se com essa questão até terem esse “problema” de pico de compra.

A faturação deles já era automática e isso foi crucial para o sucesso desse case já que, para fazer isso manualmente, o trabalho seria demasiado lento. E mesmo com o plugin dos CTT falhando nesse momento crítico, eles conseguiram ajuda imediata do suporte e resolveram a tempo de minimizar os danos (novamente, um bom relacionamento com os fornecedores ajuda muito)

Claro que outras questões apareceram como falta de caixas para embalar ou o plugin do click to chat (antes indicado e agora nem tão aconselhável) sendo substituído por um plugin mais simples que foi desenvolvido internamente.

Em meio a problemas a resolver, o volume aumentado de pedidos também possibilitou uma análise de dados mais volumosos e eles conseguiram avaliar que o Whatsapp foi o meio de predileção de contacto dos clientes. Se voltarem alguns posts verão que estávamos a falar da importância desse canal de atendimento nos últimos encontros (uma premonição boa 😊)

Esse foi um encontro intimista, mas também um case muito enriquecedor que, logicamente, pedimos a autorização para trazer aqui para vocês aproveitarem esse conteúdo para refletirem e estarem preparados pois esse aumento de vendas veio um pouco ao acaso, mas o proveito tirado dele não foi sorte!

Parabéns a @virguwines 😉

Read more >

Tik-Tok & e-Commerce ( ep. 25 )

Dicas

O encontro 25 foi marcado por novidades: muita gente nova e muitos tópicos novos!

Começamos com o depoimento de um dos nossos participantes sobre a coincidência de um cliente dele ter tido como demanda principal a utilização do whatsapp no e-commerce e isso ter sido assunto do nosso último encontro (se não lembra, volte um post 😊).

O desafio era inserir a opção de números diferentes para diferentes países. Só quem participou teve o privilégio de ouvir a simples e efetiva solução que ele implementou. Para quem não sabe, nesses encontros discutimos além de desafios, tendências, ferramentas, também soluções práticas para problemas que aparecem no meio do carrinho… ops, quer dizer caminho, de quem trabalha com um e-commerce. E, por falar em tendência, uma das participantes vai integrar o TikTok no e-commerce.

Também falamos sobre a importância das vendas em cartão de crédito e como algumas ações básicas podem ajudar a não perder vendas por termos um público “novo” e que não estava habituado a comprar online e que pode precisar de ajuda para entender o que seria o código de valor de verificação (CVV), aqueles 3 números no verso do cartão. Podemos facilitar e explicar isso? Se sim, vamos a isso!

Tivemos o case da @casavivahomedecor apresentado pela sua fundadora, que nos trouxe alguns desafios como a venda para fora da Europa ocasionadas pela leis, a dificuldade de transporte de um produto frágil, inserir produtos em três idiomas. Vale a pena conferir esse projeto que tem fotos lindas já que além de gerir o e-commerce, a fundadora era fotógrafa profissional. E ela nos fez uma confissão: deixou a camera profissional e, atualmente, usa o telemóvel (essa ferramenta que faz maravilhas em nossa vida também tira excelente fotos para o seu e-commerce, palavras de uma profissional das duas áreas 😉)

Tivemos muitas outras pautas interessantes nesse encontro, mas aqui é um resumo apenas. Se quiser acompanhar na íntegra é simples: estamos no Clubhouse toda quinta-feira das 21:45 as 22:45. Esperamos você por lá!

Read more >

Clientes & Plugins ( ep. 24 )

Dicas

No nosso 24 encontro uma das participantes sugeriu debatermos o motivo pelo qual alguns e-commerces não mantinha uma comunicação com os clientes após o fecho da venda.

Principalmente, os e-mails de acompanhamento do pedido. Uma hipótese levantada foi a falta de conhecimento na configuração desse e-mail ou o foi o fato de que o lojista não confiaria na empresa responsável pela entrega (ctt ou transportadoras) e preferia não “comprometer-se” ao comunicar. No entanto, outros participantes sinalizaram que tiveram experiências positivas nesse sentido, mas que sentiam falta de um fluxo mais completo de e-mails no pós compra.

Por exemplo, oferecer um cupom de desconto, pesquisa de satisfação. Outra participante sinalizou bem que “pior do que não mandar esses e-mails é não responder ao clientes depois de ser acionado pelo mesmo.” “colocamos mais energia na aquisição do cliente do que na manutenção dele”. Um exemplo citado de empresa que faz da forma correta seria a Apple e também tivemos um exemplo bem interessante e ilustrativo do uso da gamefication para manter essa relação aplicado pelo participante do nosso encontro.

Não vamos detalhar aqui, quem esteve presente ouviu 😊

Tivemos ainda uma #DicaDoArtur, que instalou o plugin “Click to Chat” do whatsapp e conta como isso o ajudou a interagir com os clientes e da possibilidade de personalizar as mensagens para cada pagina do e-commerce üe-mail de recebimento do pedidoüe-mail de confirmação do pagamentoüe-mail de encomenda expedida e trackingVocê já faz o básico no seu e-commerce? Quais outros e-mails considera importantes?

Read more >

Portugal vs Brasil ( ep.22 )

Dicas

Hoje tivemos uma sala luso-brasileira e com muitas comparações entre ter um ecommerce em Portugal e no Brasil! Ficamos a conhecer ainda mais sobre a novidade de pagamento do Brasil, o PIX, que permite que as pessoas possam pagar mais rapidamente e o dinheiro vai directamente para os vendedores. Isso foi referido como eficar especialmente para captar aquelas compras por impulso! Algo que não é novo na realidade do ecommerce brasileiro é a dificuldade da entrega, que foi trazida por um dos participantes como um desafio, mas como o país tem dimensões continentais, também tem uma população volumosa que é uma oportunidade grande para vender mais!E o encontro foi bem centrado no whatsapp e as suas possibilidades de uso:

  • Automação (bots)
  • Atendimento one-to-one
  • Lista de transmissão

Também falamos sobre soluções de atendimento multicanal conhecidas e usadas pelos participantes:

E tivemos uma #DicaDoArtur: o WooCommerce tem uma funcionalidade que permite que o administrador consiga Comprar como Cliente e atribua uma nova encomenda a um cliente previamente registado ou a um novo cliente. Então, esse conteúdo foi útil para você? Tem dúvidas ou partilha sobre essas ferramentas? Esperamos por si na próxima quinta-feira, as 21:45 PT e 17:45 BR no Clubhouse. Pode também enviar uma mensagem 🙂

Read more >

Humanizar o atendimento (ep. 21 )

Dicas

No nosso encontro 21, falamos sobre a importância do ecommerce dar um atendimento mais próximo e humanizado sempre que possível e conversamos sobre o conceito de uma “loja boutique”. Também tivemos um case de uma loja do segmento de calçados com uma proposta de sustentabilidade.

Dentro disso, falamos um pouco sobre a estrutura de uma equipa de profissionais para esse tipo de projeto e, nesse caso, todos em trabalho remoto (já sabemos que isso é possível 😊 )

Uma das participantes também trouxe a situação de um alto índice de troca do produto por causa dos tamanhos e, claro, tivemos aquela colaboração coletiva!

Se você quer partilhar a sua experiência ou se quer tirar dúvidas com outras pessoas que também tem ecommerce ou trabalham nessa área ou se quer só escutar mais sobre o tema, junte-se a nós: todas as quintas-feiras, as 21:45 PT e 17:45 BR.

Read more >

Quando é que deves abrir a tua loja online ( ep.20 )

Dicas

No nosso 20 encontro, o tema foi a pergunta “Quando é que deves abrir a tua loja online?

Surgiram algumas reflexões como “é melhor planear demais e executar mais lentamente ou partir para a execução e planear durante o percurso?”


Dica: utilizar o Business Model Canvas que é uma ferramenta relativamente simples que permite desenvolver (ou rascunhar ao menos) um modelo de negócios em uma única página. Planear nunca será demais, só não devemos esquecer da ação. 😊

A frase de um participante resume bem o tom dessa reflexão na sala:
Só não falha quem não arrisca, mas se não planificar é falhanço certo.”

E o que é uma loja online de sucesso? Tivemos uma quase unanimidade de resposta:

AQUELA QUE CUMPRE OS OBJETIVOS PLANEADOS

Ter uma grande escala e crescer muito só significam sucesso se é isso que você definiu como objetivo! Não se comparar e não perder a identidade vai ajudar muito no processo!

Defina as SUAS METAS e cumpra-as (busque ajuda se precisar).

Estivemos ainda a navegar no ecommerce de uma participante que pode ter um feedback dos presentes sobre itens bons e de melhoria. Uma dica quente que surgiu: o rodapé com link para o livro de reclamações online poderá evitar uma multa de 2500 € (os nossos encontros são mesmo um investimento… e é gratuito.

Não é sempre que vamos entregar o ouro. Melhor participar nos próximos. 😉)

Mais dicas que hoje estamos bem-dispostas e bozinhas (isso é exclusividade de quem participa dos encontros):

  • Avaliar o tempo de carregamento da homepage no gtmetrix.com (atenção ao telemóvel) – carregar as imagens mais leves.
  • Colocar as dimensões dos produtos
  • Pegar feedback do cliente: tínhamos uma cliente na sala que pode dar um testemunho de compra. Incentive esse feedback para melhorar sempre!
    E para finalizar, lembre-se da fala certeira de uma das participantes: “a sua loja online nunca está 100% pronta”. Isso não é para desanimar, pelo contrário, é um incentivo para começar AGORA! E para você que já tem o seu ecommerce, concorda que ele está em construção?
Read more >

Base de dados (episódio 19)

Dicas

No nosso episódio 19 falamos sobre criação e manutenção de uma base de contactos de e-mail que pode potenciar as suas vendas e tivemos tanto debate que esse é o post 1 de 2.😅

Surgiram alguns questionamentos como ” Solicitar o contato de e-mail em troca de um desconto é a única/melhor forma de captar e-mails?”
👉 Alternativas que surgiram:

Ofereça um conteúdo de valor
Explore o sentimento de exclusividade, forneça algo único para essa lista

Outra questão debatida foi “Com que frequência devo enviar e-mails?”

Essa é uma resposta que depende de alguns fatores e bem relativa, mas algo que foi unânime: tem que ser algo de valor e precisa dar resposta ao “combinado”.
Se a pessoa se inscreveu coma promessa de receber um e-mail semanal, faça-o semanalmente! Portanto, vale a pena antes de se comprometer com uma quantidade, fazer testes de produção e planear de forma muito realista.

Também foi abordada a importãncia de reaquecer a base e também de um feedback, partindo de uma simples e poderosa pergunta para as pessoas que possam ter perdido o interesse: “Você deseja continuar recebendo essa informação”? A qualidade da sua base possivelmente trará mais resultados do que a quantidade.

Não podemos ignorar o fato de que as pessoas estão sendo bombardeadas por uma grande quantidade de informação e o cuidado para não ser apenas mais uma comunicação cansativa também foram preocupações do nosso debate. Por isso, retomamos o tema da importãncia de planificar com antecedência o conteúdo (essa ferramenta citada na sala pode ajudar https://answerthepublic.com/) e dividir as pessoas em grupos de interesse sempre que possível, personalizando cada vez mais o conteúdo.

✅E não podiamos deixar de falar das ferramentas de automação usadas no envio de e-mails. As citadas foram:

Mailchimp
E-goi
ActiveCampaign

Read more >