No nosso 24 encontro uma das participantes sugeriu debatermos o motivo pelo qual alguns e-commerces não mantinha uma comunicação com os clientes após o fecho da venda.
Principalmente, os e-mails de acompanhamento do pedido. Uma hipótese levantada foi a falta de conhecimento na configuração desse e-mail ou o foi o fato de que o lojista não confiaria na empresa responsável pela entrega (ctt ou transportadoras) e preferia não “comprometer-se” ao comunicar. No entanto, outros participantes sinalizaram que tiveram experiências positivas nesse sentido, mas que sentiam falta de um fluxo mais completo de e-mails no pós compra.
Por exemplo, oferecer um cupom de desconto, pesquisa de satisfação. Outra participante sinalizou bem que “pior do que não mandar esses e-mails é não responder ao clientes depois de ser acionado pelo mesmo.” “colocamos mais energia na aquisição do cliente do que na manutenção dele”. Um exemplo citado de empresa que faz da forma correta seria a Apple e também tivemos um exemplo bem interessante e ilustrativo do uso da gamefication para manter essa relação aplicado pelo participante do nosso encontro.
Não vamos detalhar aqui, quem esteve presente ouviu 😊
Tivemos ainda uma #DicaDoArtur, que instalou o plugin “Click to Chat” do whatsapp e conta como isso o ajudou a interagir com os clientes e da possibilidade de personalizar as mensagens para cada pagina do e-commerce üe-mail de recebimento do pedidoüe-mail de confirmação do pagamentoüe-mail de encomenda expedida e trackingVocê já faz o básico no seu e-commerce? Quais outros e-mails considera importantes?